A Valnor, distingue-se pela excelência do serviço prestado com qualidade, competência técnica, inovação e sustentabilidade.
Avaliação de Satisfação dos Clientes – Ano 2024
Valnor
quinta-feira, 16 de outubro de 2025

No final de 2024, a VALNOR procedeu à auscultação das partes interessadas através do envio de questionários digitais, com o objetivo de monitorizar a perceção dos clientes relativamente ao grau em que as suas necessidades e expectativas estavam a ser satisfeitas.

Esta avaliação abrangeu Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clientes SIGRE, clientes de composto orgânico, clientes de Produtos e Serviços e clientes da Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Comércio e Serviços), permitindo recolher contributos valiosos sobre diversos aspetos dos serviços prestados.  

Os resultados da avaliação de satisfação do cliente traduzem a seguinte taxa de resposta:

  • Câmaras Municipais: 64% de taxa de resposta. A satisfação global foi classificada como “Satisfeito”. As principais oportunidades de melhoria referem-se ao número e frequência de recolha dos ecopontos.
  • Juntas de Freguesia: 28% de taxa de resposta. Apesar da baixa representatividade, foram identificadas preocupações como a quantidade de ecopontos, a sua localização, o tempo de resposta a situações anómalas e informação ambiental disponibilizada.
  • Clientes SIGRE: 100% de taxa de resposta. A avaliação foi muito positiva, com todos os indicadores a atingirem a classificação máxima.
  • Clientes Composto orgânico NUTREVALNOR: 50% de taxa de resposta, sendo que a empresa recetora de energia não respondeu. Os resultados foram globalmente satisfatórios, embora com margem de melhoria na facilidade em contactar a empresa e a localização dos pontos de venda.
  • Produtos e Serviços: 33% de taxa de resposta. A avaliação foi muito positiva, com todos os indicadores a atingirem a classificação máxima.
  • Porta-a-Porta (Comércio e Serviços): 23% de taxa de resposta. A satisfação global evidencia satisfação do serviço, com destaque para o profissionalismo das equipas de recolha e o horário de recolha adequado às necessidades.

Com base nos resultados, foi definido um plano de ação que inclui:

  • Reuniões  de jornadas técnicas com os municípios e freguesias.
  • Afinação da informação de reporte/relatório dos circuitos de recolha realizados
  • Convite para uma visita à VALNOR a todos os atuais e possíveis futuros clientes de composto.

A VALNOR agradece a todos os que participaram e reforça o seu compromisso com a melhoria contínua e a excelência dos serviços prestados.