NOTÍCIAS
25 janeiro 2021

Devido ao contexto social pandémico em que nos inserimos, temos presente de que este será um novo ano repleto de novos e grandes desafios, cujo fim não será tão repentino como gostaríamos que fosse.

 

Queremos deixar certezas de que nós, Valnor, continuamos a acompanhá-lo e estaremos sempre ao seu lado, fornecendo um serviço de qualidade, cumprindo todas as normas impostas pela Direção Geral de Saúde e pelo plano de contingência da nossa empresa. Toda a produção, logística, transporte e recolha de ecopontos continuarão a ser assegurados com enorme espírito de serviço e de dedicação de todos os colaboradores da empresa.

 

Importa referir que a Valnor acompanhará a evolução da pandemia, adequando os serviços de acordo com a mesma e a comunicação das regras que nos são incutidas pelo governo português.

 

Sensibilizamos ainda acerca da extrema importância do cumprimento do confinamento geral, ficando em casa, para evitar o contágio e, desta forma, respeitar os colaboradores que tratam da gestão dos nossos resíduos diários, tanto a nível de recolha como no tratamento, em várias infraestruturas da Valnor.

 

Sabemos que o nosso trabalho é essencial para o bem-estar da nossa região, trabalhamos diariamente com os 25 municípios que a integram, e deixamos a promessa de que trabalharemos incansavelmente, contando sempre com o vosso apoio na separação multimaterial de resíduos, para conseguirmos ultrapassar este desafio com distinção.

 

Estamos gratos pelo vosso constante apoio através de mensagens nas redes sociais, nos ecopontos, entre outros… Mensagens estas que motivam os colaboradores que se encontram no terreno e em Teletrabalho a dar o melhor de si.

 

Acreditamos que, juntos, conseguiremos ultrapassar todas as dificuldades.

15 maio 2021

POSEUR financia 85% do investimento da Valnor na otimização do Tratamento Mecânico e Biológico do CTRSU de Avis

A Valnor vai requalificar e ampliar a instalação de Central de Valorização Orgânica (CVO) localizada no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, com um investimento de 980 mil euros, financiado em 85%. Este investimento resulta de uma candidatura aprovada pelo POSEUR que contempla a criação de uma zona dedicada à receção de RUB de recolha seletiva e a ampliação da área coberta destinada à maturação dessa fração, no TMB de Avis, nomeadamente:

Ação 1 - Zona dedicada à receção de RUB de recolha seletiva - Contempla a criação de uma zona individualizada para receção de RUB, em local contiguo, mas fisicamente separado da zona de receção de RU de recolha indiferenciada, assegurando que as frações não sofrem qualquer mistura.

Ação 2 – Ampliação e Otimização da Capacidade de Processamento

Esta ação, compreende a ampliação e otimização da capacidade de processamento de RUB contemplando a instalação de um novo tapete de alimentação apto a transportar as quantidades de RUB que a VALNOR receba. O novo tapete de alimentação promoverá o encaminhamento dos RUB para o equipamento de abertura de abre-sacos, sendo alimentado diretamente por pá carregadora.

Ação 3 – Ampliação da Cobertura do Parque de Maturação

A Ação 3 contempla a ampliação da área coberta do parque de maturação do TMB, gerando condições adequadas para a adequada valorização dos RUB com origem na recolha seletiva, numa área de cerca de 4 050 m2.

Ação 4 – Modificação e Ampliação do Sistema de Comando e Controlo Operacional

As alterações que se pretendem executar no TMB irão originar a necessidade de alterações processuais de funcionamento da instalação. A implementação da operação  criará condições para a receção dedicada de RUB de recolha seletiva, incrementando o potencial de valorização desses resíduos e possibilitando à VALNOR garantir o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva Quadro dos Resíduos e preparando a infraestrutura beneficiada para o cumprimento de futuros desafios que venham a ser colocados.

Esta operação, em resumo, contempla a criação de uma linha de bio resíduos, a criação de uma zona de receção e a modificação e ampliação do sistema de comando e controlo operacional.

São novos desafios em que ganhamos todos – ganha a região, ganha o Ambiente!

22 janeiro 2021

A Valnor implementa concurso denominado "Os seniores e a Reciclagem".

 

Esta ação, tem como objetivo desafiar os utentes das IPSS e centros de dia a realizar um vídeo original com uma história, poema, rima, teatro ou canção dedicado à temática da Reciclagem, valorizando assim como aptidões artísticas dos utentes dos lares e centros de dia , promovendo assim o debate sobre o tema da reciclagem, contribuindo para o esclarecimento de duvidas sobre a separação dos resíduos recicláveis.

 

Apesar de todos os constrangimentos provocados pela Pandemia Covid19, um Valnor reconheceu a importância de se manter e implementar ações de comunicação que incentiva utentes das entidades acima mencionadas a participar em ações promovidas pela Valnor, sem colocar a saúde e a segurança dos mesmos em risco.

 

Temos uma certeza de que ao participar neste concurso vão proporcionar aos utentes e funcionários das instituições, vários momentos divertidos para que os mesmos se possam abstrair do problema que nos assola neste momento.

Para saber mais, clique aqui 

247
HABITANTES
MIL
25
MUNICÍPIOS
24
INSTALAÇÕES
101
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
14,3
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
4,2
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
2,2
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
Código da reciclagem Reciclar é Respeitar
Vidro
Papel e cartão
Plástico
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos