27 DEZEMBRO 2017

A VALNOR, com o objetivo de aumentar os níveis de recolha seletiva, atendendo às metas estipulados pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos - PERSU 2020, encontra-se a otimizar o seu serviço, reforçando a rede de recolha seletiva.

 

A gestão dos resíduos é uma forte preocupação da VALNOR e deve ser uma preocupação de todos os munícipes. Valorizar os resíduos é fundamental ambientalmente, refletindo-se também a nível económico. Afinal, a taxa de resíduos paga pelo munícipe refere-se ao resíduo indiferenciado, não tendo o tratamento dos recicláveis custos para a população.

 

O próximo ano inicia com mais incentivos à separação dos resíduos. A VALNOR vai reforçar a sua rede de ecopontos, colocando à disposição da população mais 50 ecopontos, que serão distribuídos a partir dos primeiros dias de Janeiro. Quanto à localização dos novos ecopontos, pretende-se privilegiar as zonas onde se constata uma maior necessidade deste tipo de equipamentos, permitindo assim, que cada vez mais o cidadão tenha de fazer um percurso mais curto para depositar os seus resíduos. Prevê-se, ainda, durante 2018, um aumento do número de ecopontos na ordem das 200 unidades.

 

Em 2017, e até ao momento, a população dos 25 municípios da área de abrangência da VALNOR depositou nos ecopontos, então disponíveis, 5 034.29 toneladas de resíduos recicláveis.

 

Nesta época festiva é importante relembrar que os resíduos de papel e cartão devem ser colocados no ecoponto azul, as embalagens de plástico e metal no ecopontos amarelo e as embalagens de vidro devem ser depositadas no ecoponto verde. Apenas com a colaboração de todos será possível contribuir para uma região mais amiga do ambiente.