30 NOVEMBRO 2017

A VALNOR, o Município de Castelo Branco e os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), com o objetivo de aumentar os níveis de recolha seletiva, atendendo às novas metas estipulados pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos - PERSU 2020, pretendem melhorar o serviço de recolha de resíduos porta-a-porta para os estabelecimentos comerciais já existente na Cidade de Castelo Branco e em todo o concelho.

 

Pretende-se não só alargar o número de estabelecimentos aderentes, formalizando a sua adesão, como também alargar a tipologia de resíduos recolhidos, uma vez que todos os resíduos recicláveis são recebidos pela VALNOR de forma gratuita, desde que entregues devidamente separados, sendo que a mistura de resíduos (resíduos indiferenciados) são pagos pelo Município. O principal objetivo da ação “Separar é Cuidar do Ambiente” é recolher os resíduos recicláveis, por forma a garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem.

 

Acresce ainda informar que os cidadãos têm o dever de participar ativamente na correta triagem (separação), acondicionamento e deposição dos resíduos. É através da reciclagem dos resíduos que podemos reutilizá-los como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim a consumo de recursos naturais.

 

Entre os dias 27 a 29 de Novembro, elementos da VALNOR e dos Serviços Municipalizados visitaram os estabelecimentos comerciais existentes na zona centro da cidade de Castelo Branco, por forma a esclarecer os comerciantes acerca deste serviço, disponibilizando contentores para a separação dos recicláveis, facilitando deste modo a respetiva separação dos resíduos.

 

Durante a iniciativa foi atribuído um certificado de Eco-Estabelecimento a todos os que já separam os seus resíduos corretamente.