.

 

Integrada no Plano de Ação do CLDS 3G Construir Pontes, a iniciativa “Reciclar Hoje, garantindo o Amanhã!” prevê a realização de sessões de sensibilização e educação ambiental que promovam a reflexão e comportamentos de preocupação ambiental na população residente no concelho de Ponte de Sor. Para a efetiva concretização da iniciativa, são parceiros o Município de Ponte de Sor – Pelouro do Ambiente, a VALNOR, o Agrupamento 101 – Escuteiros de Ponte de Sor e as Juntas de Freguesia do concelho.
Num primeiro momento, foram realizadas nas diferentes freguesias, sessões de informação/sensibilização abrangentes abertas à comunidade, onde foram abordadas diferentes perspetivas e preocupações, bem como prestadas informações aos(às) cidadãos(ãs) sobre o impacto das suas ações no meio ambiente, já que estes(as) têm o dever de participar ativamente na correta separação, acondicionamento e colocação dos materiais recicláveis. Num segundo momento, realizou-se uma sensibilização porta a porta pela forma de uma “patrulha”, que prestou apoio às pessoas, residentes na Vila de Montargil, partilhando informações úteis de como reciclar corretamente e que cuidados poderão ter para contribuir para um mundo mais sustentável e para reduzir a sua pegada ecológica.
A Iniciativa culminará num concurso de recolha de material reciclável denominado “Do lixo à árvore”, como forma de avaliação da intervenção realizada anteriormente e que prevê a atribuição de prémios monetários para quem armazenar e entregar mais resíduos recicláveis. Posteriormente, todos os resíduos recolhidos, serão encaminhados para valorização, através da sua reciclagem.
De uma forma geral, a iniciativa pretende ser um instrumento facilitador e de apoio à auto-organização dos(as) habitantes, incentivando-os(as) para separação dos resíduos e para os cuidados a ter para um meio ambiente mais sustentável, já que se pode “Reciclar Hoje, garantindo o Amanhã!”.