21 DE NOVEMBRO, 2023

EGF APOIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA EM ESTUDO SOBRE FELICIDADE E BEM-ESTAR NAS ESCOLAS PORTUGUESAS

 

A EGF e a Escola Amiga da Criança promovem, pela primeira vez, um estudo inovador que avalia a felicidade e o bem-estar de alunos e professores nas escolas portuguesas. A iniciativa, que juntou a LeYa à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, à Católica Porto Business School, ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, ao Instituto de Saúde Ambiental/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e à equipa Aventura Social, em parceria com a Escola Amiga da Criança (LeYa Educação, CONFAP e Eduardo Sá), acaba de lançar o estudo “Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas” que se baseia na realização, no último ano letivo, de inquéritos a mais de cinco mil professores e a mais de três mil alunos de todos os níveis de ensino.

 

O estudo pretendeu caraterizar a perceção de felicidade dos alunos e professores portugueses na escola, atendendo às dimensões de bem-estar geral, bem-estar na escola e esperança, e, ainda, identificar, por um lado, a influência dos contextos e/ou ecossistemas (escola, colegas e família) e, por outro, a importância que a perceção de um desenvolvimento sustentável do planeta tem na perceção de felicidade.

 

Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, afirma: “Acreditamos na educação e no seu potencial de mudança quanto aos temas de sustentabilidade ambiental. E acreditamos também que é preciso estudar e aceder a informação que nos oriente na melhor tomada de decisão”.

 

Neste âmbito, os professores têm maiores preocupações de sustentabilidade e ambientais do que os alunos. Contudo, os alunos apresentam, no geral, valores de felicidade superiores aos dos professores. Há uma diferença substancial entre as expetativas dos alunos quanto ao seu bem-estar hoje e aquele que esperam alcançar dentro de 5 anos; em menor grau, também os professores esperam alcançar maior bem-estar dentro de 5 anos.

O lançamento do estudo acontece enquanto decorre a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que, este ano, tem como mote “EMBALAGENS | NÃO TE DEIXES EMBRULHAR!”, com diferentes ações em toda a Europa, nas quais a EGF participa há muitos anos.

 

Consulte as conclusões do estudo “Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas” no PDF