NOTÍCIAS
16 DE JULHO, 2024

VALNOR Investe 340.000 Euros

Renovação da Frota de Viaturas de Recolha nos Polos de Avis e Castelo Branco

 

A Valnor, responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, anunciou um significativo investimento de 340.000 euros na substituição da sua frota de viaturas de recolha.

 

Este investimento abrange os polos de Avis e Castelo Branco e contempla:

  • 2 viaturas de recolha porta-a-porta de vidro: uma destinada ao polo de Avis e outra ao polo de Castelo Branco.
  • 1 viatura de recolha porta-a-porta de papel/cartão: destinada exclusivamente ao polo de Castelo Branco.

 

Cada uma destas viaturas, equipadas com chassis e caixa especializados, teve um custo unitário aproximado de 85.000 euros. A VALNOR tem previsão de entrega da quarta e última viatura até o final de julho, também dedicada à recolha porta-a-porta de papel/cartão no polo de Castelo Branco, mantendo o padrão de investimento estabelecido.

 

Esta iniciativa reforça o compromisso da VALNOR com a sustentabilidade ambiental e melhora significativamente os serviços de recolha e gestão de resíduos nos municípios acima mencionados.

 

Informações: Marta Alçada |Telemóvel: 939598010 | E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt

28 DE JUNHO, 2024

Na organização deste evento, a Câmara de Vila Velha de Ródão revelou preocupação com o seu impacte ambiental, planeamento e montagem até à sua concretização, e nesse sentido estabeleceu uma parceria com a Valnor, que permitiu que seja um Ecoevento.

 

Uma das medidas foi a disponibilização de um copo reutilizável, que pode ser adquirido a um preço simbólico. E no caso dos suportes promocionais procurou utilizar materiais recicláveis a ou com certificação ambiental reconhecida e a Câmara de Vila Velha de Ródão também apostou na reutilização e empenhou-se na eliminação do plástico e do uso de papel nos processos de registo e inscrição dos expositores e outros participantes no evento.

 

“A redução dos resíduos produzidos e a sua recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem é também um dos objetivos que a autarquia pretende assegurar.”

 

Saiba mais sobre este evento aqui.

 

 

17 DE MAIO, 2024

EGF E FUNDAÇÃO DO FUTEBOL VOLTAM A MARCAR GOLO

Novo projeto de sensibilização junta Nuno Gomes e colaboradores EGF

 

Parceiros na área da Sustentabilidade Ambiental, a EGF e a Fundação do Futebol – Liga Portugal, lançam um novo projeto de sensibilização, que tem como mote principal: “Sempre que reciclas, entras em jogo.”

 

Os dois episódios, desenvolvidos para as redes sociais, contam com a participação de Nuno Gomes e onze colaboradores do Grupo EGF, numa perfeita alegoria entre o onze de uma equipa de futebol e as onze empresas da EGF.

 

No dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, é lançado o primeiro episódio, gravado no estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa. Este episódio destaca a importância que cada um de nós tem ao marcar golo sempre que reciclamos corretamente as embalagens, com o antigo internacional português a mostrar que escolhe fazê-lo dentro e fora de campo, sempre.

O segundo episódio é lançado no dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, e é direcionado para sensibilizar a população sobre a atividade do Grupo EGF.  As gravações decorreram no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar – Lisboa, onde o protagonista Nuno Gomes teve a oportunidade de conhecer a atividade dos colaboradores e acompanhar a viagem que os resíduos recicláveis fazem nas centrais de triagem.

 

Para Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, “Nestes dois episódios, promovemos a sustentabilidade no futebol e destacamos a relevância da reciclagem, tanto dentro como fora de campo. Este projeto é uma excelente oportunidade para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores, sensibilizar a população para a importância da nossa atividade e o compromisso com o ambiente e a sustentabilidade."

 

Nuno Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, destacou a importância de sensibilizar para as boas práticas ambientais: "O entusiasmo dos adeptos do Futebol pode ser canalizado para a promoção de boas práticas ambientais, como é o caso da reciclagem, em gestos simples, ao alcance de todos. A forma como este projeto da Fundação do Futebol – Liga Portugal e da EGF passa esta mensagem marca um golo na cultura da reciclagem.”

 

A Fundação do Futebol mantém uma estreita colaboração com a EGF, de forma a tornar o futebol numa prática cada vez mais sustentável e a passar uma mensagem transversal aos adeptos: O Futebol Profissional caminha de mãos dadas com a Sustentabilidade!

 

Assista aos episódios nas redes sociais da Valnor e da Fundação do Futebol. 

243
HABITANTES
MIL
25
MUNICÍPIOS
24
INSTALAÇÕES
125
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MIL TONELADAS
14,5
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
1,4
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
2
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO QUE DÁ PRÉMIOS A QUEM RECICLA
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado