O Programa ECOVALOR foi lançado na área de abrangência da Valnor, no ano letivo 2018/2019, e nesse mesmo ano, foram dinamizadas 206 ações de sensibilização, apoiadas pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tendo como objetivo educativo , sensibilizar e promover, em toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e ações educativas e famílias), uma informação maior sobre as vantagens de adotar recursos ambientais corretos sem limite de valorização de resíduos urbanos.

 

No âmbito do Programa Ecovalor - 2018/2019 - Concurso Separa e Ganha, que tem como objetivo promover a seleção de materiais nas escolas, a Valnor registou a inscrição de 18 estabelecimentos de ensino, que com dedicação e empenho, conseguiram recolher e entregar à Valnor,  33 toneladas de papel Cartão e 10 toneladas de embalagens de plástico e metal, que foram encaminhadas para reciclagem.

 

No ano Letivo de 2019/2020, a Valnor registou a inscrição de 33 estabelecimentos de ensino no Programa Ecovalor - e no âmbito do Concurso Separa e Ganha, foram recolhidas 40 toneladas de Papel/cartão e 22 toneladas de embalagens de plástico e metal.   

 

Sendo este programa, uma iniciativa que visa promover boas práticas ambientais no ensino de sediados nos municípios  de  Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha - a -Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de  Rodão, o PROGRAMA ECOVALOR, retoma a sua ação no ano letivo 2022-2023.

O programa Ecovalor é um programa de educação ambiental, que tem como principal público-alvo a comunidade escolar, abrangendo todos os estabelecimentos de ensino (escolas públicas, privadas), da área de atuação da VALNOR.

 

O Concurso “Separa e Ganha” que tem como principal objetivo sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização dos ecopontos Amarelo e Azul;  a promoção da redução de resíduos urbanos (RU) na origem, através da alteração de hábitos de consumo; a sensibilização ambiental para a Gestão Integrada dos Resíduos e política de 3R’s; bem como a sensibilização sobre boas práticas ambientais e para a correta utilização dos equipamentos de deposição de Resíduos Urbanos.

 

A participação no respetivo programa está condicionada à leitura e aceitação do Regulamento, bem como ao preenchimento e envio do Formulário Adesão Programa Ecovalor – Escolas (pág. 6 do Regulamento).

 

QUERO PARTICIPAR NO PROGRAMA ECOVALOR

O QUE DEVO FAZER?

Para tal, é necessário que seja estabelecido ou entre em contato com o Gabinete de Comunicação da Valnor, através do número de telefone 245 610 040, ou envie um e-mail com uma ficha de inscrição (última página do regulamento) para o endereço sandra.pedrogam@valnor.pt

 

 

Atividades Ecovalor
Ações de Sensibilização

Com o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a Valnor dinamiza ações de sensibilização nas escolas da área de abrangência da Resiestrela. Estas, têm como objetivo, educar, sensibilizar e promover, toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e ação educativa e famílias), uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos.

Materiais Pedagógicos

Com o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a Valnor dinamiza ações de sensibilização ambiental com o apoio de materiais pedagógicos alicerçado em conteúdos pedagógicos assentes na promoção dos três primeiros patamares da hierarquia de gestão de resíduos – prevenir, reutilizar e reciclar. Todos os suportes de comunicação e ações desenvolvidas foram adaptados em formato e linguagem à comunidade escolar, de forma a ir ao encontro das necessidades pedagógicas dos alunos de jardim de infância (JI)/1.º Ciclo; 2.º/3.º Ciclo; Secundário; Professores e Auxiliares

Ações de Sensibilização on line

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas devido à pandemia por Covid-19, a Valnor, promove ações de sensibilização on line, em substituição das iniciativas presenciais nas escolas. Para disponibilizar mais apoio aos professores e educadores, o programa está a promover ações de sensibilização ambiental por videoconferência e dedicadas ao tema dos resíduos urbanos, reciclagem e aos atos de gestão de resíduos nas nossas vidas. Agora, já pode agendar uma ação de sensibilização online! Caso esteja interessado, envie email para sandra.pedrogam@valnor.pt