Aterro Sanitário e Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes | VALNOR


Aterro Sanitário e Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes

ATERRO SANITÁRIO

 

O Aterro Sanitário é um espaço de grandes dimensões destinado à deposição e tratamento dos resíduos urbanos indiferenciados, provenientes da área de intervenção da VALNOR, e que possuí soluções técnicas adequadas à prevenção e salvaguarda do ambiente e da população circundante. Após o seu encerramento e com a unidade devidamente selada, o Aterro Sanitário pode ser convertido em espaços como: zonas pedonais de passeio, parques infantis ou outros equipamentos de caráter lúdico.

 

A VALNOR possui 3 Aterros Sanitários instalados nos Polos de Abrantes (encerrado), Avis e Castelo Branco, responsáveis por rececionar anualmente cerca de 10000 toneladas de resíduos. Ainda, no Aterro de Abrantes, os gases libertados pela matéria orgânica depositada possibilitam proceder a uma valorização energética a partir da transformação do biogás em energia.

 

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS LIXIVIANTES

 

Todos os lixiviados  provenientes do aterro e das restantes áreas de exploração são encaminhados para tratamento na Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, sendo o tratamento destas águas garantido através de uma Unidade de Osmose Inversa.

 

O sistema de Osmose Inversa baseia-se num processo físico por filtração cross flow, em que o lixiviado é empurrado com uma pressão maior que a pressão osmótica num módulo com uma membrana semipermeável. A membrana permite a passagem de moléculas de água como resultado de uma separação do lixiviado num efluente limpo (permeado) e num efluente que contém os poluentes (concentrado).