Recolha Seletiva

 

A VALNOR é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.

 

 

 

 

 

O Serviço de Recolha Seletiva de embalagens é caraterizado por ser um serviço de proximidade com as populações que assume vários formatos, dada a necessidade de adaptação a cada área geográfica e a cada público-alvo, nomeadamente a Recolha de ecopontos, Recolha Porta a Porta, Ilhas Ecológicas ou através de entregas voluntárias.

Para o efeito, dispõe de cerca de 6.548 contentores para recolha seletiva e uma frota de 23 viaturas de recolha.

Conheça, em detalhe, os vários serviços que prestamos aos municípios, a empresas e à população:

 

Soluções integradas

A VALNOR fez um investimento considerável nos últimos anos em infraestruturas, operação e conhecimento para hoje se poder afirmar como uma empresa que detém o know-how do ciclo total da gestão de resíduos - desde que o produto passa a resíduo e todos os processos que o transformam em algo com potencial para entrar de novo na cadeia de valor.

Recolha Seletiva de Resíduos Recicláveis

Os resíduos de embalagem recicláveis devem ser depositados nos ecopontos que são formados por um conjunto de três contentores diferentes, destinados a receber separadamente materiais que podem ser reciclados e valorizados.

 

Ecoponto Verde: Embalagens de Vidro

Ecoponto Azul: Embalagens de Papel e Cartão

Ecoponto Amarelo: Embalagens de Plástico e Metal

 

A Valnor distribuiu estrategicamente pela sua área de intervenção ecopontos, a fim de garantir a cobertura de toda a população.

 

A correta utilização dos ecopontos é um ponto de partida fundamental. Estes materiais são recolhidos pela VALNOR e encaminhados para a Central de Triagem, onde serão separados mediante as suas características, e posteriormente serão enviados para as indústrias recicladoras que lhes irão dar uma nova vida.

Recolha Seletiva Porta-a-Porta

O sistema porta-a-porta, desenvolvido pela VALNOR, consiste na recolha de resíduos recicláveis junto do Canal Horeca e estabelecimentos comerciais, em dias de semana e horários pré-definidos, por viaturas adequadas da VALNOR facilmente identificáveis.

 

Como é que este sistema funciona?

Na área de atuação da VALNOR são distribuídos, gratuitamente, os ecopontos para a correta separação dos resíduos: papelão (papel/cartão), embalão (plástico e metal) e vidrão (embalagens de vidro).

Consoante o calendário de recolha semanal, é feita a recolha dos materiais recicláveis, para posterior valorização.

A fração do vidro pode ser depositada em qualquer ecoponto perto da zona do estabelecimento, sendo contudo que a VALNOR já dispõem também de recolha porta-a-porta de vidro.

 

Quais as suas vantagens?

Este sistema de recolha porta-a-porta permite não só que uma maior percentagem de materiais possa ser reciclada, mas garante também uma maior qualidade do serviço prestado.

Comunicação e Educação Ambiental

O conceito de desenvolvimento social acontece na sua plenitude quando as pessoas e sociedade evoluem em simultâneo. Para que isto aconteça é necessário que ambas, pessoas e sociedade, melhorem a forma como se relacionam, entendendo o que falta a cada uma das partes para possam colaborar mutuamente. 

 

O Gabinete de Comunicação e Sensibilização Ambiental da VALNOR compreende como tema prioritário a Comunicação e Educação Ambiental.

 

Na perspetiva de continuar a manter a boa relação com a população da nossa área de abrangência, pretendemos fomentar ações de sensibilização ambiental, tal como temos vindo a fazer ao longo dos anos. Assegurar uma comunicação eficiente direcionada para o  lado de fora dos muros da organização, de maneira mais abrangente possível e efetuada de forma metódica, cuidada e objetiva. 

 

Esta comunicação é muito importante na medida em que depende da sua eficácia o compromisso de toda a sociedade civil com o trabalho da organização.

Ecopontos

A VALNOR disponibiliza contentores na via pública para a deposição seletiva de materiais recicláveis e que se distinguem pela cor, nomeadamente papel e cartão (Azul), plástico e metal (Amarelo) e vidro (Verde). Ao conjunto dos três contentores dá-se o nome de Ecoponto.

 

Na área de abrangência da VALNOR existem mais de 2.050 Ecopontos para utilização da população, cujo material é recolhido por tipologia, com apoio de viaturas próprias, para posterior tratamento e valorização.

 

A VALNOR possui um sistema de otimização de circuitos de recolha, através da monitorização diária de cada contentor disponibilizado na via pública.

 

Os contentores de resíduos indiferenciados destinam-se à deposição de todos os resíduos que não são passíveis de reciclagem. A VALNOR não efetua colocação ou recolha deste tipo de equipamentos, sendo a sua distribuição e recolha da responsabilidade da Autarquia.

Ecocentros

O Ecocentro é um parque dotado de contentores de grandes dimensões, disponíveis para toda a população da área de intervenção da VALNOR.

 

É o local ideal para depositar objetos de grandes dimensões como colchões, móveis, sofás e afins, bem como ramagens de árvores e resíduos recicláveis. A receção deste tipo de materiais é gratuita.

 

A VALNOR também dispõe de 16 Ecocentros (Abrantes, Alcains, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sertã, Vila Velha de Ródão), utilizados para deposição seletiva e recolhas específicas de resíduos indiferenciados e resíduos verdes.